Pular para o conteúdo principal

Este número mostra um crescimento de 135% em comparação ao mesmo período de 2016, quando somente 37 consumidores faziam uso desta tecnologia. Investindo em um projeto de geração solar própria, o imóvel reduz em até 98% o valor da conta de luz e ainda contribui diretamente com a preservação do meio ambiente.
O crescimento na região de Sorocaba se tornou forte desde setembro do ano passado, onde houve um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2016, registrando 33 novos consumidores que passaram a produzir a própria energia. As cidades que possuem painéis solares homologados pela distribuidora além de Sorocaba, são: Votorantim, Itu, Araçoiaba da Serra e Guareí.
Algumas pessoas se sentem relutantes em aderir a energia solar, pois essa tecnologia é gerada somente durante o período do dia, enquanto houver sol, por esse motivo muitos ainda optam pela energia vinda das concessionárias para atender a necessidade de energia durante o período noite também.
A Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica mostra que a energia solar tem muitas vantagens, um exemplo é o cliente poder abater da conta de luz o volume de energia produzido pelos painéis solares. Quando o consumo é menor do que o volume gerado, a diferença se torna um crédito, usado para diminuir o valor da fatura com a distribuidora local.
O valor do investimento varia do tamanho do projeto, e com a economia gerada na conta de luz, o cliente tem um retorno entre quatro e seis anos. A energia solar é uma fonte de energia benéfica para o meio ambiente por ser uma energia limpa e renovável que não produz muitos poluentes e por esse motivo tem grande espaço no futuro e na sustentabilidade.

O modelo de captação de energia solar mais utilizado é a instalação de placas solares que são estrategicamente posicionadas nos telhados e assim é possível aproveitar totalmente os raios solares, porém também há possibilidade de instalação no solo. No entanto, para ter um projeto desses em seu imóvel, é necessário solicitar uma análise do consumo de energia para a empresa realizar o projeto de maneira eficiente.
Nós, do Spectro Energia Solar trabalhamos para difundir o uso das energias renováveis na região de Sorocaba. Caso tenha interesse em saber mais sobre captação de energia solar, painel solar, energia solar fotovoltaica, gerador de energia solar, entre em contato conosco e solicite um orçamento! E não deixe de acompanhar o nosso Blog Solar para obter mais informações sobre o tema.